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quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Estrelinhas.. Novo Linux educacional




Logomarca criada por João Batista Câmara do 4ª etapa 02 Monitor do turno da tarde.

O que é o BotoSET?

Boto é uma personalização do UBUNTU destinado ás Escolas da Rede Pública de Ensino.

Seu objetivo fundamental é difundir os princípios filosóficos do movimento do software livre entre alunos, professores e a comunidade escolar e estimular a implementação de Projetos de Informática Educativa e Inclusão Digital nas Escolas, a partir da utilização de programas livres para computadores.

O Boto-Set é uma personalização de livre distribuição Ubuntu baseada na ideia que o maior ganho que um ser humano pode obter não pode ser mensurado em valores financeiros, mas na satisfação de ajudar seu próximo, permitindo seu crescimento, estimulando sua formação cidadã e sua inclusão digital.

Num país, que segundo os dados oficiais 79% da população nunca manuseou um computador e 89% jamais se conectou à Internet, a utilização de software livre Boto SET pode contribuir para a democratização de acesso a informação e de ampliação de direitos da população paraense.

O Boto-Set surgiu da necessidade de se ter um Linux voltado para a informática Educativa, que reunisse um conjunto de programas de livre distribuição, e que viabilizasse a realização de projetos educacionais e ações voltadas a inclusão digital e a criação de uma cultura de compartilhamento de informação e colaboração entre os sujeitos que constroem a comunidade escolar.

A nova versão do Boto-Set é denominada de CABANA e resultou de um grande esforço de atualizar a versão Boto AÇAÍ que cumpriu o seu papel de construir uma personalização fácil de usar nos laboratórios de informática das Escolas da Rede Estadual de Ensino.

1.1. Entre os objetivos do projeto Boto Set Linux destacam-se:

• A difusão da filosofia Gnu-linux na escola;

• Estimular a capacitação de professores e alunos em software aberto nas escolas;

• Utilizar os computadores como ferramentas que contribuam para melhoria da qualidade de ensino;

• Estimular a utilização de programas de livre distribuição da comunidade escolar;

• Criação de projetos educacionais baseados em software livre;

• Propiciar a inclusão digital da população paraense;

• Estimular o espírito de pesquisa, a cooperação e formação da cidadania entre os alunos(as) da Rede Pública de Ensino.

• Estreitar a relação entre a Universidade Federal do Pará e a Secretaria de Estado de Educação, propiciando a produção e compartilhamento de conhecimentos tecnológicos.

2. atualização Boto SET Linux

2.1. Propostas para a Versão do Boto SET Cabano

2.1.1. Justificativa:

Necessidade de suporte a Hardware atualizado

Conectividade

Necessidade de atualização de software

Integração com novas tecnologias (Cloud Computing)

Necessidade de solução adequada aos equipamentos mais recentes.

2.1.2. Propostas:

Atualização da base do sistema (Karmic Koala)

Facilitar atualizações posteriores

Melhoria do suporte a hardware, especialmente à conectividade (Ex. 3G)

Revisão, Atualização e ampliação do conjunto de aplicações educacionais

Revisão e documentação do papachibé

Criação de um repositório para o CD

Uso do repositório do MEC

Desenvolvimento de solução para máquinas Standalone

Adequação da interface de administração

Solução de Autenticação via rede

2.1.3. Versões dos Sistema em desenvolvimento

Versão para servidor: Arquivos e autenticação via rede

Versão Live CD: Adequada para as máquinas clientes nos laboratórios

Versão Live DVD: Adequada para instalação nos demais equipamentos, contendo mais softwares pré-instalados

2.1.4. Ambientes de Área de Trabalho

Interface que permite ao usuário acessar graficamente os aplicativos e dispositivos no computador

Comumente composta de painéis, menu principal, fundo de tela (“Papel de parede”) e ícones

2.1.5. Adoção da Interface KDE - justificativa

“Similar às interfaces gráficas encontradas nos sistemas operacionais Macintosh e Microsoft Windows “ (kde.org)

Interface padrão do Boto Açaí

Texto: Luis Cavalcante


Por: Marcelo Carvalho

fonte: ntebelempa.blogspot.com

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Feira Pedagógica



OBJETIVOS:
Possibilitar a participação ativa da comunidade escolar e extra-escolar nas atividades cientificas e culturais, a partir de um legado que há 30 anos vem sendo construído.

DIA 07/01/2010
MANHÃ E TARDE- MONTAGEM DOS STANDS
À NOITE COMPOSIÇÃO DA MESA DE HONRA. ABERTURA OFICIAL DA FEIRA CULTURAL. COMPOSIÇÃO DA MESA DOS JURADOS.
1º: APRESENTAÇÃO: CANTORES DE OURO YOLANDA CHAVES.
2ª: APRESENTAÇÃO: DOS ARTISTAS DA TERRA.
3ª: APRESENTAÇÃO: DE DRAMATIZAÇÃO.
4ª: APRESENTAÇÃO: DE DANÇAS REGIONAIS.
5ª: APRESENTAÇÃO: DE UM CONTADOR DE HISTÓRIA OU CAUSO.
6ª: APRESENTAÇÃO: DAS CANDIDATAS A RAINHA DA FEIRA PEDAGÓGICA CIENTÍFICA CULTURAL 2009.
7ª: RESGATE HISTÓRICO DA ESCOLA YOLANDA CHAVES
PERÍODO: 1978 A 1988.
PERÍODO: 1999 A 1998
PERÍODO: 1999 A 2009
8ª: APRESENTAÇÃO DA RAINHA VENCEDORA.
9ª: AVALIAÇÃO DA MELHOR ORNAMENTAÇÃO E DA MELHOR TORCIDA.
10ª: ENCERRAMENTO

DIA 08/01/2010
MANHÃ 8h30 ÀS 11h30– APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS CIENTÍFICOS OU OFICINAS.
TARDE 14h30 ÀS 17h00 - APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS CIENTÍFICOS OU OFICINAS.
NOITE 19h00- INICIO DA 2ª PARTE DA GINCANA CULTURAL -COMPOSIÇÃO DA MESA DOS JURADOS.
1ª: APRESENTAÇÃO DE DANÇA NACIONAL OU INTERNACIONAL
2ª: O POETA OURO YOLANDA CHAVES.
3ª: APRESENTAÇÃO DO CASAMENTO MALUCO.
4ª: RECOLHIMENTO DO MATERIAL DE LIMPEZA.
5ª: APRESENTAÇÃO DE LENDA REGIONAL.
6ª: APRESENTAÇÃO DA EX-DIRETORAS PERSONALIZADAS DE PRINCESA DA LITERATURA INFANTO JUVENIL.
7ª: DESFILE DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
8ª: APRESENTAÇÃO DO CANTOR BRAGANTINO
9ª: MANIFESTAÇÃO FESTIVA – 30 ANOS DA ESCOLA YOLANDA CHAVES
10ª: AGRADECIMENTOS E ENCERRAMENTO.

Agradecimentos

Alunos,professores, equipe gestora e comunidade agradecem publicamente ao Diretor do DITEC pela internet de qualidade à Escola Yolanda Chaves.

Cantando meus versos em ondas sonoras
Envio a mensagem de um simples poeta,
Quero esclarecer meu ponto de vista
Embora sabendo que não sou profeta.
Deus me deu o dom de ser um artista,
Assim vou cumprindo a minha missão.
Para toda gente que está me ouvindo
Envio agora um aperto de mão.

É certo o ditado que quem luta vence,
Eu lutei bastante pra ver meu progresso.
Hoje vejo o fruto deste meu trabalho
Porque consegui alcançar sucesso.
Deus me colocou no meio da arte
Eu vou trabalhando com desembaraço
E nesta rotina no campo da luta
Envio à todos o meu forte abraço.

Tem gente amiga que me elogia
Em tudo o que faço sabe dar valor.
Esta é uma prova de cordialidade
E de amizade carinho e amor.
Estes elogios que me incentivam
E me faz feliz à todo momento.

São os nossos sinceros agradecimentos
(grifos nossos)

sábado, 31 de outubro de 2009

Texto extraído do Blog Mídias na Educação

As novas tecnologias digitais são responsáveis por uma verdadeira revolução na sociedade brasileira e, por que não dizer, no mundo inteiro. O acesso à tecnologia é cada dia mais fácil, devido a fatores como preço dos equipamentos, facilidade de uso e sua portabilidade (os equipamentos são cada vez menores).

Hoje, é comum que jovens e crianças manipulem aparelhos celulares, ipod, MP4, MP5 e outros correlatos. Tais equipamentos permitem ao usuário fotografar, criar vídeos, gravar conversas, armazenar músicas, dados etc.

De posse dessas tecnologias, crianças e adolescentes - não só eles, mas principalmente eles - estão modificando seu relacionamento com a mídia tradicional. Deixaram de ser meros consumidores ou receptores de imagens e notícias e assumem o perfil de produtores de imagens e de editores de notícias, enfim, são emissores.

Sem dúvida que o cenário descrito acima enseja certo otimismo e aponta caminhos interessantes para o uso consciente e qualitativo das mídias e, em particular, para seu uso no campo da educação.

As escolas podem e devem se apropriar das tecnologias digitais para desenvolverem projetos pedagógicos, filmar e editar seus vídeos, fazer registros fotográficos das atividades, gravar digitalmente os conteúdos mais significativos, etc. Aliás, isto já está acontecendo em muitas escolas.

No Estado do Pará, podemos citar alguns exemplos em que as escolas, alunos e professores estão envolvidos em projetos relacionados às Tecnologias de Informação e Comunicação –TIC, entre os quais destacamos: o I Concurso Estadual de Blogs Educativos, no qual já ocorreram as etapas de Castanhal, Bragança, Santarém, Marabá, e ainda faltam as de Tucuruí e Belém. Após essas etapas regionais, ocorrerá a etapa estadual.

Os blogs das escolas ilustram perfeitamente como deve ser o uso inteligente e criativo das tecnologias digitais. Nos blogs podemos analisar muitos vídeos, fotografias, textos de autoria de alunos e professores; conteúdos relevantes para a formação integral do cidadão. Para conhecer vários desses blogs, basta acessar o blog da CTAE http://ctaeseducpa.wordpress.com/

Outro bom exemplo é o projeto Educarede promovido pela empresa Telefônica. No portal Educarede está em desenvolvimento o projeto Minha Terra: Aprender a Inovar. Nele, as escolas são instigadas a produzirem vídeos, fotografias, textos... sobre sua realidade local e depois postar os conteúdos produzidos na internet no próprio Portal Educarede, nos blogs das escolas e até no YouTube. Em Belém e Ananindeua, temos cerca de 22 escolas participantes da iniciativa do Educarede; essas escolas estão sendo orientadas e acompanhadas pela equipe de professores formadores do Núcleo de Tecnologia Educacional Profº. Washington Luis B. Lopes – NTE Belém. Alguns destes trabalhos já produzidos estão disponíveis no blog do NTE Belém http://ntebelempa.blogspot.com/2009/10/resultados-educarede.html

Outro exemplo é o Projeto Aluno Repórter (http://alunoreporter.com.br/) desenvolvido por professores e alunos de Bragança, coordenado pelo NTE Bragantino (http://ntebragantino.wordpress.com/). Com o projeto os alunos aprendem técnicas da radiodifusão e participam de programas ao vivo na rádio educadora de Bragança.

Ainda temos as oficinas de inclusão digital do Projeto Escola de Portas Abertas, o projeto Aluno Argonauta (http://alunosargonautas.jimdo.com/), Aluno Integrado e os cursos de Formação de Professores dos NTEs etc.

São exemplos de iniciativas com uso das tecnologias, embasadas em propostas pedagógicas sólidas, com objetivos claros a serem atingidos e que promovem o diálogo entre educadores e alunos, ação conjunta de ambas as partes envolvidas em projetos de construção de conhecimentos e experimentação de cidadania.

Entretanto, nenhuma das iniciativas, reveladas até aqui, ocupou o tempo dos grandes noticiários da imprensa local, ao contrário, o olhar da grande mídia prefere sempre expor as mazelas da escola pública. O último grande exemplo foi o episódio protagonizado por três jovens de uma escola pública de Belém. É preciso questionar, por que o uso inteligente e produtivo das tecnologias não é notícia e o uso inadequado ou ingênuo vira um espetáculo midiático?

É preciso que nós educadores, continuemos nos apropriando cada vez mais de conhecimentos para a ampla utilização das ferramentas tecnológicas disponíveis nos dias atuais, criando possibilidades de uso dessas tecnologias que aguce no aluno o interesse pela pesquisa dentro e fora da escola, desenvolvendo no educando, as capacidades de interpretação, síntese e criticidade, uma vez que, a escola é o espaço apropriado para ensinar como as pessoas devem se portar diante das tecnologias que fazem parte de seu cotidiano. Perguntamos: “será que esses estudantes envolvidos sabem, por exemplo, que a pessoa que tiver armazenado o vídeo em seu celular, pendrive ou computador poderá ser preso em flagrante acusado de pedofilia. Veja o que determina o ECA – Estatuto da Criança e Adolescente:

Segundo o ECA quem produz, dirige, fotografa, filma, contracena com crianças ou adolescentes – menores de 18 anos – em cena de nudez ou sexo explicito está sujeito às sanções referentes à pornografia infantil. E ainda, quem publica e armazena o conteúdo pornográfico também é enquadrado na Lei 11.829. A pessoa pode ser presa em flagrante delito se for pega com o celular ou qualquer meio eletrônico em que a imagem esteja armazenada. A pena varia de um a quatro anos de detenção e multa.

Sustentamos a seguinte opinião: não é por causa do recente episódio ocorrido em uma de nossas escolas que se deve proibir o uso do celular ou de qualquer outra tecnologia na escola. Concordamoos com Sérgio Amadeu, pesquisador brasileiro de comunicação mediada por computador e autor dos livros “Exclusão digital” e “A miséria na era da informação”, quando diz que não faz sentido proibir que estudantes tenham acesso a um meio de comunicação na escola que cada vez mais vai adquirir importância na sociedade. Ao contrário “se agente tem problemas do uso inadequado nas escolas, esse é um bom lugar para ensinar como as pessoas devem se portar com o celular”. Amadeu ressalta ainda que nenhuma tecnologia substitui a ética e nem a reflexão consciente do uso dessa tecnologia.

E assim, finalizamos com um apelo a todos os professores e escolas, que juntos pensemos em projetos de aplicação das TIC que apontem não só para encurtar espaços físicos, bem como integrar as pessoas em seu espaço urbano, e refletirmos no que diz Dr.Rogério da Costa em entrevista ao Educarede, realizada em março de 2009, que o importante não é apenas o tipo de projeto realizado, mas o esforço em estabelecer um novo paradigma para as tecnologias da comunicação: elas podem servir para que as pessoas façam um uso inteligente do espaço onde vivem que possam integrar seus hábitos e atitudes num coletivo inteligente, que pensa a favor do lugar em que vive. Quem sabe, um dia possamos ser alvo da mídia em um processo inverso ao que vemos hoje, em que muitas vezes, muitas de nossas escolas são alvos de uma mídia produzida de forma aligeirada, pouco convidativa à reflexão, que mais contribui para diminuir a auto-estima de alunos e professores e que decididamente não nos serve.

Texto: Jamille Galvão

Maria do Carmo Acácio

Marcelo Carvalho

Tânia Sanches


Ps. Solicitamos que todos os professores lotados em sala de informática educativa da SEDUC postem este texto nos blogs de suas escolas.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Jardim do Yolanda





Os alunos da Escola Yolanda Chaves tem novos companheiros, está se formando um jardim cheio de encantamento, sapos, caravelas, garças, flores.Quem sabe um dia os sapos não viram príncipes, o jardim está se transformando num Jardim de Poesia.

Os Sapos

Manuel Bandeira, 1918

Enfunando os papos,
Saem da penumbra,
Aos pulos, os sapos.
A luz os deslumbra.

Em ronco que aterra,
Berra o sapo-boi:
- "Meu pai foi à guerra!"
- "Não foi!" - "Foi!" - "Não foi!".

O sapo-tanoeiro,
Parnasiano aguado,
Diz: - "Meu cancioneiro
É bem martelado.

Vede como primo
Em comer os hiatos!
Que arte! E nunca rimo
Os termos cognatos.

O meu verso é bom
Frumento sem joio.
Faço rimas com
Consoantes de apoio.

Vai por cinquüenta anos
Que lhes dei a norma:
Reduzi sem danos
A fôrmas a forma.

Clame a saparia
Em críticas céticas:
Não há mais poesia,
Mas há artes poéticas..."

Urra o sapo-boi:
- "Meu pai foi rei!"- "Foi!"
- "Não foi!" - "Foi!" - "Não foi!".

Brada em um assomo
O sapo-tanoeiro:
- A grande arte é como
Lavor de joalheiro.

Ou bem de estatuário.
Tudo quanto é belo,
Tudo quanto é vário,
Canta no martelo".

Outros, sapos-pipas
(Um mal em si cabe),
Falam pelas tripas,
- "Sei!" - "Não sabe!" - "Sabe!".

Longe dessa grita,
Lá onde mais densa
A noite infinita
Veste a sombra imensa;

Lá, fugido ao mundo,
Sem glória, sem fé,
No perau profundo
E solitário, é

Que soluças tu,
Transido de frio,
Sapo-cururu
Da beira do rio...