EEEFM Profª Yolanda Chaves - Avenida Visconde de Sousa Franco - Aldeia Bragança-PA - 3425-1850 - e-mail escolayolandachaves@gmail.com

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Governo do Estado do Pará destaca ações pedagógicas de Professora da escola Yolanda Chaves

A criatividade e a iniciativa, muitas vezes individual,
podem representar reconhecimento do mérito educativo
Socorro Braga, professora de ensino fundamental e médio do município de Bragança e do Estado do Pará é digna representante da criatividade e da dedicação de sua categoria. Sua prática gera inúmeros exemplos de práticas pedagógicas a serem seguidas.
Finalista do Prêmio Professor Nota 10 da Fundação Victor Civita, em 1999, professora Socorro é uma entusiasta e usuária de tecnologias digitais para melhorar a aprendizagem e integrar alunos especiais.
“Meus alunos realizam meus sonhos”, diz Socorro uma campeã de premiações: professora Socorro recebeu Menção Honrosa por orientar aluna no então Prêmio “Escrevendo o Futuro” em 2004. Foi o Prêmio que deu origem a Olimpíada de Língua Portuguesa.
Educação de todos – “O professor é um mediador para transformar o processo de aprendizagem”, diz Socorro, que, para além de conteúdos tradicionais, domina às tecnologias e utiliza ferramentas como: objetos de aprendizagem, recursos educacionais abertos e potencializa o ensino com o uso intensivo das redes sociais há quase uma década.
Professora de Língua Portuguesa e Informática na Educação, Socorro ajudou sua Escola, a “Yolanda Chaves”, em Bragança, a crescer e sair do último lugar do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do município para o primeiro. Esse é um exemplo de que a meta de melhorar em 30% o Ideb no Pará é um Pacto pela Educação que toda a comunidade pode apoiar. Os projetos desenvolvidos na “Yolanda Chaves” ajudaram  a escola a ficar entre cinco finalistas estadual do Premio Gestão Escolar 2013.
Pertencimento e solidariedade – “Hoje, o ´Yolanda´ desperta nos estudantes um sentimento de ´pertença´. São eles que mantém a escola limpa, as carteiras bem cuidadas. De uma escola na qual nem todos queriam estudar, Escola Yolanda Chaves passou a ter vagas cobiçadas por muitos.
Professora Socorro transita no ensino fundamental – “uma questão de honra, para mim”, com tanta habilidade como pelo ensino médio, onde, entre adolescentes, identifica talentos, transforma estudantes mais experientes em monitores voluntários para ensinar colegas e também professores ainda resistentes ou aprendizes das novas tecnologias.
No Mais Educação, que estende o tempo de aula para um turno extra e reforça o aprendizado entre alunos que apresentam algum tipo de dificuldade; ou no Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, que prepara jovens para o mundo do trabalho, em todos as instâncias, professora Socorro enxerga a possibilidade de melhorar o ensino. E leva os formados pelo Pronatec para dar manutenção em equipamentos de escolas da sua região de atuação.
Praticar a “solidariedade pedagógica” e “esmolar” – termo da cultura religiosa, prática pela qual se angaria fundos e os distribui para as obras de igreja, são estratégias inventivas da professora Socorro para compartilhar materiais e recursos entre escolas dos municípios de Bragança e Augusto Correa no Nordeste Paraense.
“O professor é um regente” e, para professora Socorro, não faltam olhos para identificar talentos e formar orquestras em sintonia com a Educação do Pará.
Sempre interessada em se aperfeiçoar, Socorro é adepta da prática de pesquisa e apresenta trabalhos em eventos nacionais fazendo relatos de suas experiências pedagógicas. “Acho que a Universidade precisa trabalhar mais próxima da Escola. A formação continuada é muito importante para nós que estamos em sala de aula”, argumenta a professora Socorro. Do alto de sua experiência docente, Socorro tem muito a ensinar a sociedade sobre como fazer educação de qualidade.
Texto: Jimena Felipe Beltrão
Secretaria de Estado de Educação
Fonte: http://pactopelaeducacao.pa.gov.br/experiencias-consolidadas

Escola Yolanda Chaves ainda colhendo frutos do Prêmio Gestão Escolar


O atual Diretor da Escola Yolanda Chaves Professor Varny Silveira representando a 2ºª colocada do Prêmio Gestão Escolar, Professora Estelita Gomes(ex-diretora) estará participando nos dias 14 e 15 de agosto  em Brasília/DF do I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BOAS PRÁTICAS EM GESTÃO ESCOLAR ( no Hotel Kubistchek Plaza situado no SHN Quadra 2, Bloco E).
O seminário é parte integrante do Prêmio Gestão Escolar - PGE 2013/2014, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed, com o objetivo de fortalecer a escola pública por meio da autoavaliação como ferramenta para a melhoria da gestão.
O Prêmio
O Prêmio Gestão Escolar - PGE, que se encontra na 16ª edição, diferencia-se de todas as demais premiações na área educacional básica. Baseia-se no instrumento de autoavaliação como um caminho para a melhoria dos processos de gestão escolar e o consequente impacto positivo na qualidade do ensino. É o olhar da comunidade escolar em relação a si mesma. Gestores, corpo docente, funcionários, alunos e familiares são estimulados a refletir sobre a escola.
A partir da edição 2013, o PGE passou a ser uma premiação bianual, sendo que, nos anos, ímpares concentram-se o processo seletivo e a premiação, enquanto que nos anos pares são promovidas uma série de ações de formação para os agentes envolvidos no PGE.
Durante toda a história do prêmio, mais de 34 mil instituições escolares já participaram, sendo que, na edição 2013/2014, foram mais de nove mil inscritos. O prêmio congrega uma série de entidades que apoiam o fomento da educação no Brasil: União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Fundação Roberto Marinho; Instituto Educação; Nuvem de Livros; Fundação Victor Civita; Fundação Santillana; Fundação Itaú Social; Instituto Gerdau; Instituto Unibanco; Instituto Natura; Ministério da Educação (MEC) e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
 Fonte:http://www.consed.org.br