EEEFM Profª Yolanda Chaves - Avenida Visconde de Sousa Franco - Aldeia Bragança-PA - 3425-1850 - e-mail escolayolandachaves@gmail.com

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Informática Educativa na construção dos saberes II

“a minha questão não é acabar com escola, é mudá-la completamente, é radicalmente fazer que nasça dela um novo ser tão atual quanto a tecnologia. Eu continuo lutando no sentido de pôr a escola à altura do seu tempo. E pôr a escola à altura do seu tempo não é soterrá-la, mas refazê-la.” (FREIRE & PAPERT, 1996)

 É um espaço de interação entre os leitores e a magia de inventar. Toda semana, Eusébio, um tucano mágico, e a amiga Katarina, uma gaivota ridícula de tão magra, irão compartilhar as suas aventuras com uma galerinha na faixa dos sete aos onze anos. A proposta de interagir com as crianças é uma estratégia da jornalista, especialista em Literatura e Cultura Brasileira, para dar um empurrãozinho a formação de novos leitores. E nada melhor do que buscá-los no seu ambiente preferido, a internet.

http://eusebio.squarespace.com

Dicas para o professor educar com internet. Dá acesso a outros links como: dicas pra uso pedagógico do e-mail; uso pedagógico do blog, uso pedagógico do fórum, etc.

http://professor.napauta.com/?p=71

A Cartilha de Segurança para Internet contém recomendações e dicas sobre como o usuário pode aumentar a sua segurança na Internet. O documento apresenta o significado de diversos termos e conceitos utilizados na Internet e fornece uma série de procedimentos que visam melhorar a segurança de um computador.

http://cartilha.cert.br


Sites que trazem indicações de softwares, ferramentas, sites e tutoriais, disponíveis na internet, que podem apoiar educadores e estudantes no uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) em projetos e atividades educativos.

http://portal.mec.gov.br
http://freire.mec.gov.br
http://rived.mec.gov.br
http://www.atividadeseducativas.com.br
http://www.duvidacruel.com.br/duvida1.php
http://www.bugigangue.com.br
http://portaldoprofessor.mec.gov.br
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br
http://escrevendo.cenpec.org.br
http://www.educador.brasilescola.com
http://www.portaldacrianca.com.pt
http://www.portalbullying.com.pt
http://ensinodomestico.ning.com
http://www.pedagogia.com.br
http://www.eduforum.pt
http://www.educacional.com.br
http://revistaescola.abril.com.br
http://www.ead.pucrs.br/biblioteca/bibliotecadigital/sw3.htm






quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Informática Educativa na construção dos saberes Parte I

Acreditamos que o uso da informática enquanto ferramenta pedagógica possa ser capaz de potencializar a aprendizagem de diferentes áreas do conhecimento, nos propusemos em pesquisar e testar sites e softwares educacionais, para socializar, o que chamamos de “achados”. Assim, faremos efetivamente da sala de informática, lugar de aprendizagem para facilitar a prática pedagógica do educador e aumentar a oportunidade de experiências do educando. O encarte traz os links encontrados, e todos estão disponibilizados no facebook da escola,  para facilitr o trabalho, criamos os grupos por disciplina e estamos postando os endereços no blog
Organização: Alunos do 1º Ensino Médio Turma 01- Manhã
Disciplina: Informática Educativa
Coordenação: Maria do Socorro Braga Reis

Colaboradores:
Ana Cristina Cristo
Luis Cavalcante
Jamille Galvão dos Santos
João Jorge Pereira Reis
Tadeu Barbalho
Apoio
Rosenilde de Cássia Cunha de Assis
Secretária de Educação de Augusto Corrêa

Começamos agora a divulgar o nosso trabalho
Português
Site de estudo sobre a língua
Atividades de Língua Portuguesa
Tudo sobre a Língua Portuguesa
 Tudo sobre a Gramática, com jogos online
Portal de Dominio Público

Na próxima postagem continuaremos!
http://www.facebook.com/escolayolandachaves



terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Yolanda na folia















 Escola Yolanda Chaves promove nesta sexta-feira o Baile de Carnaval, com muitas marchinhas, sambas, etc. Convidamos todos os alunos, familiares e comunidade para juntos comemorarmos o carnaval. 
Não faltem!!!! 
Quadra da escola dia 17/02 às 16h com término às 20h
Um pouco da história do carnaval
A origem do carnaval é um assunto controverso. Alguns historiadores associam o começo das festas carnavalescas aos cultos feitos pelos antigos para louvar boas colheitas agrárias, dez mil anos antes de Cristo. Já outros dizem que seu início teria acontecido mais tarde, no Egito, em homenagem à deusa Ísis e ao Touro Apis, com danças, festas e pessoas mascaradas. Há quem atribua o início do carnaval aos gregos que festejavam a celebração da volta da primavera e aos cultos ao Deus Dionísio. E outros ainda falam da Roma Antiga com seus bacanais, saturnais e lupercais em honra aos deuses Baco, Saturno e Pã. 

No Brasil, o carnaval era chamado de Entrudo por influência dos portugueses que trouxeram, em 1723, brincadeiras e festejos carnavalescos. Muitos atribuem o início do nosso carnaval à celebração feita pelo povo para comemorar a chegada da Família Real. As pessoas saíram comemorando pelas ruas com música, usando máscaras e fantasias
Atualmente, o carnaval é festejado no sábado, domingo, segunda e terça-feira anteriores aos quarentas dias que vão da quarta-feira de cinzas ao domingo de Páscoa. Na Bahia é comemorado também na quinta-feira da terceira semana da Quaresma, mudando de nome para Micareta. Esta festa deu origem a várias outras em estados do Nordeste, o chamado "carnaval fora de época" como o Fortal, em Fortaleza; o Carnatal em Natal; a Micaroa em João Pessoa; o Recifolia, em Recife; o Micaru, em Caruaru; o Carnabragnça, em Bragança. E outras mais.
PRINCIPAIS FIGURAS CARNAVALESCAS
Colombina
- Como Pierrô e Arlequim, é um personagem da Comédia Italiana, uma companhia de atores que se instalou na França entre os séculos XVI e XVIII para difundir a Commedia dell'Arte, forma teatral original com tipos regionais e textos improvisados. Colombina era uma criada de quarto esperta, sedutora e volúvel, amante do Arlequim, às vezes vestia-se como arlequineta, em trajes de cores variadas, como os de seu amante.
Arlequim
- Rival de Pierrô pelo amor de Colombina, usava traje feito a partir de retalhos triangulares de várias cores. Representa o palhaço, o farsante, o cômico.
Pierrô
- Personagem sentimental, tem como uma de suas principais características a ingenuidade.
Momo
- Personagem que personifica o carnaval brasileiro. Sua figura foi inspirada no bufo, ator de proveniência portuguesa que representava pequenas comédias teatrais que tanto divertiam os nobres.


sábado, 4 de fevereiro de 2012

Informática Educativa II



Aulas de sábado - Escola transbordando tecnologia. Acessem a nossa página no face
http://www.facebook.com/escolayolandachaves

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Informática Educativa


"A educação é, antes de mais nada, desenvolvimento de potencialidades e a apropriação do "saber social" (conjunto de conhecimentos e habilidades, atitudes e valores que são produzidos pelas classes, em uma situação histórica dada de relações para dar conta de seus interesses e necessidades). Trata-se de buscar, na educação, conhecimentos e habilidades que permitam uma melhor compreensão da realidade e envolva a capacidade de fazer valer os próprios interesses econômicos, políticos e culturais" (Gryzybowski, 1986:41-2)